terça-feira, 16 de outubro de 2012

Voluntariado: Plano de DEUS




Já pensou em dedicar seu tempo e seus recursos em um trabalho sem receber nada em troca? Parece loucura olhando por esse ponto, mas porque milhões de pessoas de diferentes culturas e religiões fazem isso ao redor do mundo? Para entendermos esse estilo de vida (acreditem, voluntariado é um estilo de vida) precisamos definir esse “nada em troca”. Explicando melhor, essa expressão deveria ser substituída por nada material em troca.
Agora podemos entender porque tantas pessoas dedicam suas vidas ao voluntariado. Elas não recebem nada material, mas recebem algo bem mais valioso. Voluntários recebem uma razão, uma motivação para viver. Voluntários recebem aquele preenchimento que faltava no buraco da alma. Na verdade, voluntários recebem bem mais do que dão, principalmente quando seus serviços estão diante do idealizador do voluntariado. Independente da crença de quem esteja servindo, essa pessoa está participando do plano de Deus.
Porem, a melhor sensação e as melhores recompensas vêm quando nossos esforços estão dedicados e santificados na fé em cristo. Deus ama ajudar uma pessoa por meio de outra, pois assim Ele trabalha em duas vidas com uma jogada só. O voluntário é capaz de curar e ao mesmo tempo ser curado. Deus ama essa idéia. Nós cristãos sentimos a melhor sensação, pois sabemos que estamos trabalhando em equipe com Deus para transformar o mundo num lugar melhor, e que esse esforço nunca é em vão (1 Coríntios 15:58) . Isso é maravilhoso! Nós temos a maior recompensa, pois estamos sendo curados pelo espírito santos enquanto Ele cura alguém através de nós mesmos. Sabemos que nossas recompensas serão eternas!
Maior Exemplo:
Se somos cristão nosso maior exemplo de vida é Jesus Cristo. Devemos sempre tentar imitar Jesus em suas atitudes, e com o voluntariado não é diferente. Jesus é o maior exemplo de servo da história. Ele era Deus, mestre, líder dos discípulos e possuía vários seguidores, mas foi sempre humilde em seus atos. Foi o mestre quem lavou os pés de seus discípulos antes da refeição, era Ele quem andava no meio do povo ajudando os necessitados.  Não podemos esquecer que foi Ele quem voluntariamente aceitou morrer da pior forma possível para nos salvar. Ele não deixou esses exemplos em vão, se somos cristãos, o voluntariado precisa ser nosso estilo de vida.
Tendo em mente que precisamos servir aos outros como cristo serviu, temos que pensar no mundo a nossa volta. Jesus deu o exemplo a ser seguido, pois sabia que o mundo precisaria disso. O mundo precisa de voluntários. O mundo precisa de nós. Olhe para fora e veja as necessidades, olhe para dentro e veja como você pode satisfazê-las. Não fique parado. Saia do conforto e não espere algo em troca. Una-se a Deus em uma equipe para mudar o mundo e deixe que Ele lhe retribua com algo bem melhor do que você pode imaginar.
Como e onde ser voluntário:
Muitos entendem a parte anterior do texto, mas logo surge a dúvida de onde e como servir ao próximo. Se esse é o seu caso não se desespere, Deus deixou algumas pistas para nós. Deus nos deus dons, paixão e experiências que devem ser usadas como mapas que nos levam onde podemos servir com total satisfação.
Dons: Se você está consciente que possui algum dom não espere muito, Deus lhe deu com esse propósito. Encontre um local onde você poderá ser um voluntario exercendo esse dom. Quando trabalhamos com os dons que Deu nos deu estamos no caminho certo para curar pessoas e sermos curados. Estamos no caminho certo de exercermos um voluntariado relevante para as duas partes. Quando estamos servindo como o que sabemos fazer de melhor nos sentimos bem e dificilmente desistiremos.
Paixão: Tenho certeza que algo desperta uma paixão em você. Pode ser um tipo de pessoa, um lugar, tipos de situações, etc. Por exemplo, ser apaixonado por crianças, ou por ajudar a construir casas para quem não tem onde morar. Se algo lhe motiva mais que qualquer outra coisa, bingo! Você achou o local certo para ser voluntário. Entre nessa mesmo sem ter habilidades específicas. Quando somos apaixonados pelo serviço que desempenhamos aprendemos rápido e dificilmente abandonamos a causa
Experiências: Quero dar dois sentidos nesse tópico, o primeiro diz respeito a experiências que você já passou e se sente chamado a ajudar pessoas que estão passando pela mesma situação. Você sabe como é difícil enfrentar aquilo sozinho. Você sabe como foi bom ter uma mão amiga naquela hora de dor. Você sabe como fez para sair do fundo daquele poço e sente que Deus quer usar isso para ajudar outros. Esse é outro mapa para o voluntariado, use aquilo que você adquiriu com experiências para ajudar o próximo. Deus é mestre em transformar o mal em bem e você pode ser um instrumento para isso.
Este três mapas, dons, paixão e experiências estão interligados. Se você tem um determinado dom, você também terá paixão em desenvolver seu dom. Se você tem uma paixão, logo desenvolvera seu dom em relação a isso. E se você passou por alguma experiência traumática sua paixão será ajudar outras pessoas que estão passando por coisas iguais e terá desenvolvido seu dom durante o período de dor. Mas se você não tem certeza de nada e seus mapas estão sem norte para o voluntariado aqui está o outro sentido que quero dar a experiências. Abra a mente e o coração, deixe Deus lhe mostrar seus dons e paixões através de experiências. Olhe e veja as necessidades. Se disponha e descubra aquilo que lhe faz se sentir usado por Deus, descubra aquilo que você pode fazer para ajudar os outros e ao mesmo tempo lhe fazer bem. Descubra como você pode mudar o mundo junto com Deus e ser mudado por Ele ao mesmo tempo.
Ei cristão. Não fique parado! Não fique de braços cruzados! Faça Missões , Ore e contribua O mundo precisa de você. Existem varias pessoas fazendo o mal por ai, e Deus precisa de pessoas para fazer o bem. Precisamos vencer o mal com o bem (romanos 12:21)! Junte-se a uma equipe para junto com Deus transformarmos o Mundo em um lugar melhor. Junto com Ele nós podemos! 
“E vós, irmãos, não vos cansei de fazer o bem” 2 Tessalonicenses 3:13
Fonte: Evangelho Urbano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário